As 05 Lições da Formiga para Igreja Atual
As Cinco Lições da formiga para Igreja Atual
Provébios: 6.6a - Vai ter com a formiga
A formiga é o animal mais velho do mundo em existência. A formiga é um animal que vive em sociedade e representa uma média de 15% a 20% da biomassa do planeta, até o dia 2 de setembro de 2010 foram descrita 12.585 espécies de formigas no planeta terra, em toda região tem formigas menos nas regiôes polares. Podemos atribuir isso a sua forma de vida.
Disposição: É impressionante a disposição desse pequeno animal para alcançar seus objetivos. Que seja a busca de alimentos, construção do formigueiro ou defesa do mesmo, elas vão estar sempre dispostas. São animais praticamente incansáveis, não é qualquer coisa que poderá tirar sua disposição. Pv. 19.24. O preguiçoso esconde a sua mão ao seio; e não tem disposição nem de torná-la à sua boca. As vezes desejamos, temos sonhos de realizarmos algumas coisas na vida, mas tudo isso ficar apenas no sonho. Tudo porque nos falta o que estar sobrando na formiga... Disposição. A disposição é o mesmo que atitulde, a falta desse substantivo tem impedido as pessoas de irem a igreja, de orar, de ler a palavra de Deus, e de ter uma vida mais abençoada, isso cada vez mais os tornam sedentários e improdutivos espirituais. Não podemos colocar a culpa em Deus, sendo que ele já vez a sua parte, mandando-nos aprender com as formigas. Veja que elas são tão pequenininhas e já tem de 15 a 20% de biomassa no planeta.
Organização: As formigas são extremamente organizadas, segundo a bíblia elas não tem dominador. Mas, dão lições de organizações. As formigas distribuem as tarefas pelo tamanho ou pela idade do indivíduo, elas têm os soldados que são os guardas do formigueiro, tem as operárias que ficam com a função de proteger os ovos, larvas e toda limpeza do formigueiro, tem também as obreiras que procuram alimentos e trás para casa. O cristã tem quer uma vida organizada tanto materialmente, como espiritualmente, Jesus disse; Lc 14. 28.29 Pois qual de vós, querendo edificar uma torre, não se assenta primeiro a fazer as contas dos gastos, para ver se tem com que a acabar? Para que não aconteça que, depois de haver posto os alicerces, e não a podendo acabar, todos os que a virem comecem a escarnecer dele.
Comunicação: As formigas se comunicam geralmente por uma química chamada feromonas elas emitem sinais de mensagens para: formação de novas rainhas, pois a rainha velha produz uma feromona especial que indica às obreiras quando devem começar a criar novas rainhas. Para: Aviso de ataque, quando são atacadas e esmagadas elas avisam as outras expelindo um cheiro mais forte, isso ajuda as companheiras a tomar reações favoráveis. Para: Indica o caminho do alimento encontrado, elas marcam o caminho de volta ao formigueiro. Para: Chamar ou atrair as companheiras, mas próxima, pois deixa ezalar feromonas em baixa concentração, é como estivesse gritando eu estou aqui faça-me favor. Podemos ver que as formigas são bem comunicativas. sem comunicação não há possibilidade de chegar há lugar algum, as formigas bem sabe disso, e olha que elas não tem muitos meios de comunicações. A bíblia diz; Ro. 12.13 Comunicai com os santos nas suas necessidades. Perdemos de receber, de compartilhar, de ensinar, tudo por falta de comunicação. Como diz o adágio popular: Quem tem boca vai a Roma!
Dedicação: As formigas são super dedicada em tudo que faz, elas acreditam tanto no seus propositos que estão dispostas a dar suas vidas pelos seus ideais. Os soldados por exemplo quando sente o formigueiro ameaçado eles atacam o suposto ameaçador colocando sua vida em risco pela segurança do formigueiro. Se alguém encostar em árvore que tem formigueiro logo sentirá coceiras nos braços e pescoço, pela dedicação da sua função elas dão a sua própria vida. E as obreiras! Que enfrentam qualquer obstáculo para alimentar o formigueiro. Onde você colocar o alimento elas vão estar lá para pegar. Realmente elas são super dedicada em suas funções outorgada. Essa lição é importante para nós, se Deus lhe confiou algo, faça com muita dedicação Ro. 12. 7.8. Se é ministério, seja em ministrar; se é ensinar, haja dedicação ao ensino; Ou o que exorta, use esse dom em exortar; o que reparte, faça-o com liberalidade; o que preside, com cuidado; o que exercita misericórdia, com alegria. Ser dedicado no que faz é ter a sensação de dever cumprindo, principalmente naquilo que se refere a Deus.
Trabalho: A Bíblia nos mandar e ter com as formigas. Prov.6.6 e Prov.30.25. As formigas não são um povo forte; todavia no verão preparam a sua comida. Devido o que você já leu deu pra observar que a vida da formiga estar torno do trabalho. Só, quê elas trabalham com sabedoria, e por causa nobre, todo serviço feito é pelo bem da comunidade. Teremos com isso várias lições: 1º Não a preguiça.(A preguiça tem levado muita gente a miséria) 2º Não ao egoismo.(Repartir chama mutiplicação) 3º Trabalho com sabedoria. Veja que elas trabalham no verão, no inverno elas não terão necessidade nem de alimentos, e nem de trabalharem. Muitos hoje são escravos do trabalho a Bíblia diz: Sal. 127. 2 Inútil vos será levantar de madrugada, repousar tarde, comer o pão de dores, pois assim dá ele aos seus amados o sono. É necessário trabalhar. Mas... Com sabedoria não esquecendo de Deus, e com bons propósitos. Vivemos no mundo capitalista onde o que importar é ganhar dinheiro e ficar rico, ninguém pensa em ninguém. Não podemos ser iludido pelo diabo. Paulo disse em Efe.4. 27.28. Não deis lugar ao diabo. Aquele que furtava, não furte mais; antes trabalhe, fazendo com as mãos o que é bom, para que tenha o que repartir com o que tiver necessidade. Quem olhar para o caminho das formigas adquirirá sabedoria e viverá melhor. Essa é a vontade de Deus pra todos nós.